Santo Hermenegildo nasceu em Medina del Campo, Valladolid, Espanha, por volta do ano 564. Foi um príncipe visigodo que, tendo crescido sob a influência do arianismo, rompeu laços com a heresia e voltou à ortodoxia católica. Morreu mártir por permanecer fiel à Igreja, ao recusar receber a comunhão das mãos de um bispo ariano.

O arianismo é uma heresia baseada na doutrina cristã que distorce a compreensão da Santíssima Trindade. A sua origem remonta a Ário (Líbia, 250 - Constantinopla, 336), um padre que negou a divindade de Jesus Cristo, sustentando que tinha sido criado como os demais homens e não gerado como segunda pessoa da Trindade. O arianismo foi adotado pelo povo visigodo e tornou-se a prática oficial.

O último monarca entre os visigodos que professou esta heresia foi Leovigildo, pai de santo Hermenegildo e que fortaleceu a hegemonia dos visigodos na Hispânia (Espanha) entre 569 e 586.

Santo Hermenegildo, criado no arianismo, casou-se em 576 com uma princesa católica de origem franca, chamada Ingunda. Foi precisamente ela quem influenciou a sua conversão e aceitação da verdade católica.

Seu pai teve um segundo casamento com Goswintha, viúva do rei Atanagildo, que também era avó de Ingunda e uma fervorosa ariana anticatólica. Goswintha tentou afastar Ingunda do catolicismo. Dada a recusa da jovem e para resolver a disputa, no ano de 579, o rei Leovigildo enviou Hermenegildo à cidade de Bética (hoje Córdoba, Andaluzia) como governador.

Porém, diante do insustentável fanatismo religioso de sua madrasta e da severidade com que seu pai tratava os católicos na Espanha, santo Hermenegildo foi obrigado a pegar em armas para proteger seus irmãos cristãos. Ou seja, decidiu pegar em armas contra o pai, com o apoio de Bética e Mérida, e autoproclamou-se rei. Para se fortalecer politicamente, fez uma aliança com os bizantinos.

Depois de cinco anos de guerra civil, Hermenegildo foi derrotado e capturado em Sevilha por seu pai. Posteriormente, foi exilado para Tarragona, onde finalmente foi executado com uma pancada na cabeça, na Páscoa do ano de 585, depois de ter se recusado a receber a comunhão das mãos de um bispo herege.

O rei Leovigildo morreu em 586 e foi sucedido pelo irmão de Hermenegildo, Recaredo, que também se converteu ao catolicismo. Durante o Terceiro Concílio de Toledo (ano 589), os principais representantes do povo godo fizeram a profissão solene da fé católica. Esse ano (589) marcou o início da ligação entre a Espanha e o catolicismo, ligação que permanece até hoje. Por outro lado, são Gregório Magno atribui aos méritos de santo Hermenegildo a conversão do seu irmão Recaredo e de toda a Espanha visigótica.

Em 1585, Felipe II da Espanha pediu ao papa Sisto V que autorizasse o culto do mártir Hermenegildo em todo o reino. Seu feriado foi marcado no aniversário de sua morte, ou seja, 13 de abril. Santo Hermenegildo foi canonizado pelo papa Urbano VIII em 1639, mais de um milênio depois de sua morte. Ele o declarou “padroeiro dos convertidos”.